quarta-feira, 18 de março de 2009

Toffoli, o homem das 25 armações. Ou 37


Publicada no Blog do Noblat em 18 de março de 2009

Se José Antonio Toffoli ganhará uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), só o tempo dirá. Enquanto isso, ele se contenta com o cargo de advogado-geral da União e com a reputação de um dos homens mais estilosos da República.

Todos os dias de manhã, ele escolhe com cautela os argumentos jurídicos para sustentar na frente dos ministros, a gravata e os óculos de grau que formarão o conjunto. Ele diz que são 25 óculos no total. Há quem diga que o número chega a 37.

Nos dias de embate, em que precisa subir na tribuna do STF para defender as posições do governo, Toffoli opta pela armação lilás com detalhes em metal da marca Armani e uma gravata rosa ou vermelha.

- As cores dizem muito: o vermelho e o roxo representam a tensão. O azul é aproximação - explicou.

Nos dias em que ele apenas assiste ao julgamento as cores são mais sóbrias. Hoje, por exemplo, no julgamento da reserva Raposa Serra do Sol, ele escolheu uma armação com detalhes em dourado e haste grossa marrom com alto relevo. Que combina com o terno escuro e a gravata de listras horizontais em tons de bege.

Fora do trabalho, o advogado é mais ousado. Confessou até que alguns modelos são impossíveis de usar nos tribunais.

Em um jantar em dezembro do ano passado, por exemplo, ele combinou a armação preta com haste grossa e quadriculada em preto e branco com um suéter preto de gola alta e o jeans casual.

- Tenho que usar óculos mesmo, então gosto de variar - defendeu-se. E Toffoli não gosta de usar lentes, já que tem quatro graus de miopia no olho direito e oito no esquerdo. – O meu esquerdo é meio capenga - confessou.

Ele saiu para almoçar no último fim de semana e aproveitou para usar um “óculos extravagante”, como ele mesmo definiu. Era azul e brilhante.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu odeio quem criou tudo isso vc e um filho de uma egua sua rapariga