segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Comentários.

Assim que comecei a trabalhar no blog ganhei algumas tarefas: todos os dias, às 7h, publicar a agenda do Lula; todos os dias, às 7h30, publicar a música do dia; todas as segundas-feiras, às 11h05, a agenda política da semana; e a qualquer momento vou ter que publicar também as crônicas. Mas enquanto essa hora não chega e já me sinto bem atarefada com as minhas obrigações diárias, aproveito para monitorar o que os leitores vão falar dos meus posts. É, aliás, uma das minhas partes favoritas do blog.

Ao mesmo tempo, comentário é um fantasma que me segue desde o primeiro dia em que eu assinei minha primeira materinha. Os leitores são difíceis, insaciáveis, atentos e, acima de tudo, estão sempre prontos para criticar. Quando eles discutem sobre o conteúdo do post, tudo bem, é direito e dever deles. Mas quando me questionam, chego a ficar vermelha na frente do computador. De vergonha, é claro. Ainda bem que não tenho o poder de apagar comentários. Ia me coçar muitas e muitas vezes para não agir errado.

Uma vez escrevi sansão em vez de sanção. Na hora da pressa a gente comete atrocidades. Não demorou muito e apareceu o primeiro post: "Juliana, se você não estiver falando do sansão de Dalila, então se escreve com ç. Que horror!". E eu fiquei vermelha, tremi, e alterei na hora, como se nada tivesse acontecido. Mas o comentário fica ali, para sempre, e meu erro, eternizado. Tanto é que quando cheguei em casa, à noite, foi a primeira coisa que meus pais comentaram!

Esses dias, fiz um post e o primeiro comentário era questionando algo que estava escrito no texto, mas que, para o leitor, passou desapercebido. "O sargento gay foi preso por que? Deserção ou por ser homossexual? Não acredito que você esqueceu de colocar isso, Juliana", perguntou. Quis enforcar ele, lógico. A pergunta estava respondida na primeira linha da matéria. Como não posso comentar, o que me resta é esperar a poeira baixar e todo mundo esquecer aquilo. Mas em um post com 20 comentários, por exemplo, esquecer é difícil. Nesse dia um outro leitor me salvou e respondeu bem à beça: "Que parte do 'foi preso por deserção' você não leu?". Dei um sorrisinho de canto da boca e finalmente relaxei.

Mas os meus comentários favoritos são os da agenda do Lula que, como disse, publico todo dia. O número de comentários não supera 10. São sempre as mesmas pessoas e sempre as mesmas críticas: Lula não trabalha, Lula só viaja, Lula é isso, é aquilo. É comum também colocarem Lulla ou elle ou qualquer coisa que se refira ao Collor.
Seguem uns plantonistas:

Nome: jose carlos maciel - 26/9/2008 - 8:07
A caneta que ele ganhou no dia da posse há 6 anos continua zero bala. Em compensação o aerolula logo vira sucata.

Apelido: Rutílio - 29/9/2008 - 10:44
Mas hoje, irônicamente, ele vai usar a caneta no Rio. Vai assinar o decreto sobre o acordo ortográfico e se sentir importante como nunca. Sabemos que ele não sabe bulhufas do que está assinando mas vai se gabar disso e se sentir intelectual também.

Nome: beth wolak - 25/9/2008 - 10:52
que dia inutil..falar de um pac empacado e cuba ??? tem coisa + inútil que cuba ???talvez seria bom o lula ir até lá fazer respiração boca a boca com defundo !!!istop é agenda de governante..noblat, fala s´´erio !!!é pegadinha ???vc está rindo da nossa cara ???até tu, noblat ?????

Nome: Luciane Deriquem - 25/9/2008 - 10:02
Até parece que a Reunião do PAC vai durar o dia todo. Aliás, pela manhã, elle faz o que? Tenta se curar da ressaca ?

Nome: Bruno Figueiredo - 24/9/2008 - 17:35
Agendinha xulé de sub-desenvolvido.
(Nesse dia, Lula se encontrou, em Nova Iorque, com presidente do Haiti, de Gana, e discutiu pontos do Unasul).

Nome: Eduardo Abreu Senna - 23/9/2008 - 11:29
Haja intérpretes, hein LULAQuem mandou não falar uma palavra em inglês, e não querer estudar sequer 1 ano.
(Nesse dia, Lula ia participar de um monte de evento em Nova Iorque)

Deu para perceber que eles não são muito a favor do presidente. É porque você não viu os 200 comentários revoltados quando Noblat disse em um post que votou no Lula no segundo turno das últimas eleições.

Definitivamente, adoro comentários.

8 comentários:

Patrícia Álvares disse...

Outro dia, você escreveu 'CD entitulado'. Confesso que, na hora, achei divertido ver que pessoas "a la Sandy", se é que você me entende, também erram. Minha primeira reação: criticar. Como os leitores insaciáveis que você citou. Como você e a turminha também adoram fazer. Mas este comentário não é uma afronta, ainda que eu saiba das enormes probabilidades de ele ser interpretado como tal. Se assim for, você tem a opção de deletá-lo neste blog. Ou então, pode deixar para as críticas ferrenhas dos teus companheiros. De qualquer maneira, comentei porque me senti convidada pelo post.

Anônimo disse...

Você adora comentários!!!???
Vamos ver. Você não resistiu e apagou os comentários que postei na materia "Boa sorte, Obama" no blog do Noblat. Acho que consegui deixar você vermelha de vergonha, daí... não resistiu, se coçou e me apagou. Vejo que você continua ansiosa e sentada na calçada. Levante-se e entre, assuma seu lugar como jornalista que aceita as criticas dos leitores sempre prontos para criticar.
Mas entendo você, pois como petista você só aceita críticas à favor. Como você mesma diz: "Quando eles discutem sobre o conteúdo do post, tudo bem, é direito e dever deles. Mas quando me questionam, chego a ficar vermelha na frente do computador."
Prove que não é verdade e não apague também este comentário.

Marcus Freire disse...

vc e linda!

Anônimo disse...

os meus estão "cortados" do blog.
o moderador passou o "facão" na minha garganta,mas, quem sabe se eu fosse puxa-saco da "mulla sem alça"........
me imagino..escrevendo..
nossa .. que dia + proveitoso o de hoje..
morales, correa, castro ,christina, chavez e lulla..
como são patrióticos !!!!!!
desta reunião sairá a solução para um mundo melhor..
e não esqueçamos de "varrer" o dem e o PSDb do mapa..
só temos a lamentar que o Ahmadinejad , nosso companheiro querido,não pode vir..
uma pena!!!!

aí vcs deixariam , não é ???????

Unknown disse...

O Gosto do Lula. Se acham que o Presidente Lula é mau , vivam em Portugal com o Sócrates e depois mudam de opinião......

Anônimo disse...

esses comentários aí são seus leitores ou leitores do blog do Noblat que te acharama aqui?

Lucas Simões disse...

Normalmente quando gosto de algo na internet, eu abro o documento do Word salvo na minha pasta, copio e colo o link seguido do nome. A lista é longa. E daí? rsrs. E daí, que agora o link do seu blog está nessa minha lista do Word e vou acompanhar seus escritos. Bom, foi a forma que encontrei de dizer que gostei muito do seu blog, mas sem usar um "adoreeeeeei". Agora você contruibui para me inspirar como aspirante de jornaista!

Parabéns!

p.s.: ficou muito idiota isso?hahah

Unknown disse...

Juliana, errar é humano, vivo errando nas minhas charges, como decidi assumir que sou péssimo em português, todos querem me ajudar (sem criticar).
Seu texto é ótimo, mesmo quando troca as letras. Parabéns.