quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Adidos Militares estrangeiros visitam o Congresso Nacional

Assessoria de Comunicação Social do MD - Juliana Boëchat
Fotos: Elio Sales Na quarta-feira (27/06), o Congresso Nacional foi o cenário escolhido para a 1ª Visita Cultural dos Adidos Militares estrangeiros. O encontro faz parte de um programa de atividades do Ministério da Defesa (MD) voltado aos militares estrangeiros acreditados no Brasil. O Congresso Nacional, em Brasília (DF), foi um dos locais eleitos para que os militares estrangeiros tenham uma visão do poder legislativo brasileiro. “Esses militares são a ligação que temos com os países deles. É importante mostrar as mais diversas nuances do nosso país, não se atendo apenas o lado militar”, disse o Adjunto da Divisão de Adidos de Defesa, Coronel Chamon Malizia Delamare.
Além de conhecerem o Senado e a Câmara dos Deputados, os militares ouviram uma palestra na Comissão de Relações Exteriores de Defesa Nacional. O presidente da Comissão, Deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), e a Deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) falaram sobre as competências da Comissão e a participação feminina no governo no Brasil.
Vanessa Grazziotin é deputada pelo Amazonas e, por isso, sempre acompanhou o trabalho desenvolvido pelo MD na região norte do país. Ela nunca tinha palestrado para militares na Câmara e, segundo ela, foi uma experiência nova. “É desafiador e interessante ao mesmo tempo. Pelas reações, percebi a sensibilização ao tema por parte de todos os presentes. Fiquei encantada”, disse.
Após a palestra, guiados por um funcionário do Congresso Nacional, os militares e suas esposas conheceram os principais salões do Senado e da Câmara, a história do poder legislativo no Brasil e visitaram também os plenários, local das votações. Alguns Adidos já haviam estado no Congresso antes, mas ainda assim gostaram da experiência que tiveram junto ao MD, como foi o caso do Adido de Defesa Naval, de Exército e Aeronáutica do Vietnã no Brasil, Coronel Superior Hoang Kim Phung. “Mesmo já tendo feito essa visita com a minha família, vir aqui hoje foi uma experiência muito frutífera, pois ainda temos muita coisa a aprender sobre o Brasil”, explicou.
Esse encontro acontece duas vezes por ano, em diferentes oportunidades e locais, buscando dar aos militares estrangeiros um panorama bastante amplo do Brasil. Essa edição do encontro contou com a participação do novo Adido de Exército e Aeronáutica do México no Brasil, General Brigadeiro José Luis Pilar Rodriguez, que tomou posse na terça-feira (26/06).

Nenhum comentário: