quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Campeonato de orientação começa com o Exército na liderança

Assessoria de Comunicação Social do MD - Juliana Boëchat
Foto: CDMB O Exército sai na frente no 29º Campeonato Brasileiro de Orientação das Forças Armadas, coordenado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil do Ministério da Defesa. No primeiro dia de competição, realizado nesse domingo (01/07), em Maceió (AL), a aquipe da Força Terrestre foi imbatível. Ela coloriu o pódio de verde-oliva com a conquista dos três primeiros lugares na prova masculina de percurso curto, além de ter vencido a disputa feminina, seguida pela Aeronáutica em segundo e terceiro lugar.
A idéia do evento é selecionar os melhores atletas para representar o Brasil no 40º Campeonato Mundial de Orientação, em setembro deste ano, na Croácia. Cerca de 200 competidores lutam pela classificação. Além da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, o campeonato conta com a participação de Guardas Municipais, Universidades, Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militar de diversos estados.
A abertura da competição ocorreu sábado (30/06) no Município de Roteiro (AL). A solenidade contou com a participação de autoridades militares, como o Chefe do Estado-Maior de Defesa do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio da Silva. A população civil da cidade está totalmente envolvida com o evento.
A corrida de orientação é uma espécie de "caça ao tesouro". No esporte, com o auxílio de um mapa e de uma bússola, os atletas devem encontrar pontos na área de competição, os chamados postos de controle. Os praticantes têm um contato direto e permanente com a natureza.

Nenhum comentário: