quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Equipe feminina de orientação da FAB garante lugar na Croácia

Assessoria de Comunicação do MD - Juliana Boëchat
Foto: Divulgação CDMB
A equipe feminina da Aeronáutica saiu vitoriosa no primeiro dia de prova do 29º Campeonato Brasileiro de Orientação das Forças Armadas. A 1º Tenente Intendente Lislaine Link, a 2º Sargento Wilma Barbosa de Souza, A 3º Sargento Soraya Gonçalves Cabral e a 3º Sargento Juliane Valéria Mendonça se destacaram entre as melhores atletas do dia e formarão a equipe que representará o Brasil, em setembro, no 40º Campeonato Mundial de Orientação, na Croácia.
Dentre as atletas da Aeronáutica, a Ten. Lislaine obteve, mais uma vez, os melhores resultados nas duas provas individuais desta segunda-feira (02/07). No Percurso Curto ela alcançou o tempo de 41’07’’ e no Percurso Longo conseguiu 1h18’18’’. A Tenente participa dos campeonatos de orientação desde quando era cadete e vem obtendo ótimos resultados nas competições em que participa.
A equipe representante do Brasil é formada pela soma dos resultados das atletas nas provas individuais de Percurso Curto e Longo. Na prova individual masculina, as três melhores colocações ficaram com os atletas do Exército. Na competição feminina, a vitória foi também do Exército, seguida pelo segundo e terceiro lugares com atletas da Aeronáutica. Ao somar os pontos, a equipe masculina vencedora foi a do Exército, seguida pela Aeronáutica e Marinha. Na soma dos pontos das atletas, a equipe da Aeronáutica ficou em primeiro lugar, o Exército em segundo e a Polícia Militar do Distrito Federal em terceiro.
O campeonato - coordenado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) do Ministério da Defesa (MD) - está acontecendo em Maceió (AL) e conta com a participação de aproximadamente 200 atletas das Forças Armadas, de Guardas Municipais, Universidades, das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros Militar. A abertura contou com a presença do Chefe do Estado-Maior de Defesa, Tenente Brigadeiro do Ar Cleonilson Nicácio e do Presidente da CDMB, Brigadeiro do Ar Luis Antonio Pinto Machado.
A corrida de orientação é uma espécie de "caça ao tesouro". No esporte, com o auxílio de um mapa e de uma bússola, os atletas devem encontrar pontos na área de competição, os chamados postos de controle.
Tenente Lislaine
A 1º Tenente Intendente Lislaine Link, 27 anos, é natural de Curitiba (PR). Militar da Força Aérea Brasileira, do efetivo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, sediado no Rio de Janeiro (RJ), começou a praticar esportes na Academia da Força Aérea, onde descobriu o esporte de Corrida de Orientação e, ainda como Cadete, passou a disputar competições. Seus melhores resultados foram: Bicampeã Sul-Americana de Orientação (2004/2005), Campeã Brasileira de Orientação das Forças Armadas (2006) e Vice-Campeã Sul-Americana Militar de Orientação (2002). Participou dos dois últimos Mundiais Militares de Orientação. Prefere as provas de Percurso Longo.

Nenhum comentário: