quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Ministério da Defesa marca presença em reunião da SBPC


Assessoria de Comunicação Social do MD - Juliana Boëchat
Foto: Tereza SobreiraA Amazônia como Desafio Nacional é o tema escolhido para a 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento será realizado em Belém (PA) e está sendo promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), com grande participação do Ministério da Defesa (MD) e das Forças Armadas. Do dia 8 ao dia 13 de julho, a história das expedições científicas à Amazônia no início do século passado e as pesquisas atuais sobre a região serão os maiores destaques do encontro.
O MD terá um estande com aproximadamente o dobro do tamanho dos anos anteriores. Com mais espaço e experiência adquirida após quatro anos de participação, equipamentos, atividades e produtos do MD serão expostos aos visitantes da feira. Uma novidade é a sala de palestras e uma exposição de fotografias do Projeto Rondon dentro do estande. A sala terá uma programação intensa durante toda a semana com filmes, palestras, oficinas interativas e um Quiz relacionado aos dias de evento. “Funcionará como um diferencial”, diz o Diretor do Departamento de Cooperação do MD, Marcos Nunes Soares.
As expectativas do MD para a feira desse ano são altas. Segundo o professor Marcos, o principal objetivo é a interação entre os visitantes e o Ministério da Defesa. “É um fator positivo esse evento acontecer em Belém, pois o nosso estande é todo voltado para a atuação do MD na Amazônia”, diz.
O Secretário de Estudos de Cooperação do MD, General-do-Exército Rômulo Bini Pereira, estará presente na terça-feira (10/07). Durante o dia, o general vai visitar os estandes, participar de algumas atividades e encontrar o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), Professor Jorge Guimarães, para tratar do novo edital do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa).
Todos os anos, a feira reúne cerca de 20 mil participantes, contando com a presença de acadêmicos, profissionais liberais, empresários e outros interessados. As instituições participantes do evento levarão ao público as conquistas e aplicações da ciência que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para o desenvolvimento do país.

Nenhum comentário: