quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Estande do Ministério da Defesa faz sucesso na SBPC


Assessoria de Comunicação do MD - Juliana Boëchat
Fotos: Divulgação SBPC Durante cinco dias, em Belém do Pará, participantes da 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) formaram até fila no estande do Ministério da Defesa para conhecer mais sobre as atividades da Marinha, do Exército e da Aeronáutica na Amazônia. A presença da Defesa em um dos maiores eventos de ciência e tecnologia foi um dos grandes sucessos da Feira. A grande novidade do estande este ano foi a sala de palestras. Segundo os organizadores, até um sistema de senhas teve que ser criado para suportar a intensa demanda. Cerca de mil pessoas assistiram aos filmes e participaram das oficinas e palestras.
Nessa edição, o espaço do estande teve aproximadamente o dobro do tamanho dos quatro anos anteriores e contou com vários atrativos para os visitantes. “O que mais chamou a atenção foram as oficinas de nó de marinheiro e sobrevivência na selva. As pessoas também continuam muito interessadas sobre como ingressar nas Forças Armadas”, diz o Diretor do Departamento de Cooperação do Ministério da Defesa, Marcos Nunes Soares. Ex-rondonistas e estudantes que não conseguiram participar do Projeto Rondon também visitaram a feira para relembrar e aprender um pouco mais sobre o assunto.
O tema da feira este ano foi “Amazônia como Desafio Nacional”. A partir disso, a história das expedições científicas à Amazônia no início do século e as atuais pesquisas sobre o assunto foram os focos de exposição de todos os estandes. Mesmo que ainda não tenha tema definido, a próxima feira de tecnologia já está confirmada para julho de 2008 e irá acontecer em Campinas (SP).
Pró-Defesa
O fato de a feira ter acontecido em Belém beneficiou o Ministério da Defesa pela forte ligação que possui com a região norte do país. O Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa) - um dos trabalhos realizados pelo ministério - deve ter o seu edital lançado até o final do ano. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estudos de Cooperação, General-do-Exército Rômulo Bini Pereira e pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), Professor Jorge Guimarães.

Nenhum comentário: