quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Militares e civis são homenageados com Medalha Santos Dumont

Assessoria de Comunicação do MD - Juliana Boëchat
Fotos: Elio Sales Nessa sexta-feira (20/07), a Base Aérea de Brasília (DF) foi palco da cerimônia de entrega da Medalha Santos Dumont. Ao lado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, o Vice-Presidente da República José Alencar presidiu o evento. Antes do discurso do comandante da Força Aérea, foram citadas palavras de consternação e feito um minuto de silêncio em solidariedade aos familiares das vítimas do acidente com a aeronave da TAM, no último dia 17 de julho.
A cerimônia acontece uma vez por ano e visa homenagear personalidades militares e civis nacionais e estrangeiras destacadas nos serviços prestados em prol da sociedade. O Vice-Presidente entregou as medalhas aos homenageados e falou sobre o trágico acidente que deixou o país em luto nos últimos três dias. Segundo ele, a cerimônia não tem relação com as críticas que estão sendo feitas ao governo. “A cerimônia é da Aeronáutica e em comemoração ao dia de Santos Dumont (...). É um momento em que se homenageia com a Medalha do Mérito Santos Dumont várias autoridades e pessoas que tenham merecido, à critério da Aeronáutica”, disse.
Cerca de 60 pessoas receberam a insígnia Marechal do Ar no evento desta sexta-feira. Entre elas, estava o Deputado Federal Max Rosenmann (PMDB-PR), que se mostrou emocionado em receber uma das medalhas mais importantes do Brasil. Para o deputado, que está cumprindo o 6º mandato na Câmara dos Deputados e já fez parte das Forças Armadas, o reconhecimento público é importante. “Uma homenagem desse tipo é um prêmio, uma forma de estimular o trabalho digno das pessoas”, diz.
Outro homenageado foi o Capitão-de-Corveta José Carlos Cavalcanti Sales, do Ministério da Defesa. “Me sinto honrado em receber esse prêmio. Essa é uma das formas de nós, militares, sermos reconhecidos. Depois de trabalhar vários anos na Marinha, fico feliz em ver meu trabalho recompensado”, diz.
Medalha do Mérito Santos Dumont
A medalha foi instituída na Aeronáutica pelo decreto 39.905, de 5 de setembro de 1956, em homenagem ao espírito do imortal brasileiro Alberto Santos Dumont, por ocasião das comemorações do cinqüentenário do primeiro vôo do “mais pesado que o ar”. É uma distinção concedida a militares da Aeronáutica brasileira que se acham destacados no exercício de sua profissão, a militares das Forças nacionais e estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem especial e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que vêm prestando notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira.

Nenhum comentário: