quinta-feira, 2 de agosto de 2007

General fala a Senadores sobre o Brasil no novo cenário mundial

Assessoria de Comunicação Social do MD / Léa Cavallero com participação de Juliana Boëchat

Fotos: Tereza Sobreira “O eixo do poder se desloca para a Ásia, cresce o risco de possíveis conflitos nucleares e aumentam as chances de ataques terroristas no mundo”. Estes são alguns dos prognósticos apresentados na manhã desta quinta-feira (14/06) pelo assessor especial do Ministro da Defesa General-de-Exército José Benedito de Barros Moreira, na palestra sobre “A Nova Geopolítica Mundial e seus Reflexos para o Brasil”. Barros Moreira, ex- diretor da Escola Superior de Guerra (ESG), proferiu a palestra na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, em Brasília (DF).
Entre outros assuntos, Barros Moreira falou sobre a geopolítica clássica; o planeta terra no século 21 e as características da nova ordem mundial. O General alertou que “fronteira” não significa mais um limite terrestre, marítimo ou aéreo. “Existem hoje as fronteiras culturais, econômicas... Isto é mutável e afeta a soberania de um Estado”, ressaltou. Ele falou ainda sobre a “política Bush” após o ataque terrorista às torres gêmeas. “Hoje, os países são obrigados a ter ações antiterroristas”, lembrando que, justamente após a ação contra o Iraque, o terrorismo cresceu cerca de 40% no mundo. “Parece que o remédio não deu certo”, completou.
O Senador Romeu Tuma (DEM-SP) considerou importante a palestra de Barros Moreira, por proporcionar aos senadores mais elementos no tratamento dos assuntos estratégicos. “Ele é um conhecedor da geopolítica e trouxe ao nosso conhecimento vários assuntos para que nós possamos, amanhã, melhorar a legislação... Citou fatos importantíssimos da atualidade”, afirmou Tuma.

Nenhum comentário: